terça-feira, 10 de abril de 2012

Proposta da Administração para 2012 - PDG Realty

Depois de pesquisar um pouco no site da PDG Realty Relações com Investidores (http://ri.pdg.com.br/) encontrei o documento amplamente divulgado aos acionistas: Proposta da Administração (link aqui http://ri.pdg.com.br/pdg2010/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=32536&conta=28&id_arquivo=214280)

Neste documento de 50 páginas há importantes informações que interessam a nós clientes. A seção que mais chamou minha atenção é a "Planejamento para 2012". Nesta seção a Administração da PDG reconhece a necessidade de diminuir o número de lançamentos de unidades em 2012. Estas são as informações que mais interessam aos clientes PDG, em minha opinião:

* Primeira sentença em "Planejamento para 2012" é: Neste ano de 2012 nossos esforços estão focados nos ganhos de eficiência interna

1.     Entrega das unidades atrasadas para completarmos o processo de integração: estão sendo feitos investimentos financeiros e de recursos humanos para a execução das obras e entrega aos clientes;
 2.     Redução das obras tercerizadas: conclusão das obras com construtoras de terceiros e utilização da construtora interna para a maior parte dos novos lançamentos;
 3.     Geração de Caixa: alinhamento da nossa equipe interna de repasse com os bancos comerciais a fim de gerar melhores processos de repasse, redução do ritmo de crescimento nos lançamentos e preferência de permutas nas aquisições de terrenos;
 4.     Melhoria na eficiência dos processos, que abrangem as seguintes iniciativas em curso: 
a) Consultoria da INDG: Gerenciamento e acompanhamento das metas desde 2011 e padronização das práticas na área de engenharia em todas as unidades de negócio visando a manutenção das melhores práticas de cada unidade;
b) Implementação de um Centro de Serviços Compartilhado (CSC): Iniciamos em 2011 o processo de integração das áreas de backoffice com a contratação da consultoria da Accenture para nos auxiliar no processo. O CSC, a ser nomeado como PDG Serviços, executará de maneira integrada as atividades de suporte ao negócio que a empresa praticava de forma segmentada, simplificando os processos e aumentando a produtividade. Serão reunidas neste centro as áreas de Contabilidade, Fiscal, Tesouraria, Contas a Pagar, Contas a Receber, Crédito de Pessoa Física, Núcleo Fiscal e de Verificação, Crédito Imobiliário, Registros e Operacional Imobiliário, Contratos, Administração, Recursos Humanos e Relacionamento com o Cliente de todas as unidades de negócio. Com essa iniciativa não só buscaremos aumentar a eficiência nos processos como também reduzir as despesas administrativas;
c) Integração das Áreas de Incorporação: Concomitante com o item acima, iniciamos a integração das unidades de negocio imobiliário, que juntamente com o CSC irão apresentar maiores sinergias e reduções de despesas;
d) Foco na eficiência da Área de Marketing: Redução de cerca de 20 agências de publicidade para duas contas principais (offline e online), compra de mídia centralizada, remuneração 100% variável focada em vendas e centralização da criação de campanhas.

Outra sessão que chamou minha atenção foi "Controles internos". Nesta seção a empresa afirma que criará um Centro de Serviços Compartilhados (CSC):
Associado a implementação integral do SAP no grupo PDG, estamos partindo para um novo patamar de controles internos o qual será a implementação da plataforma do Centro de Serviços Compartilhados. Iniciamos em 2011 o processo de integração das áreas de backoffice com a contratação da consultoria da Accenture para nos auxiliar no processo. O CSC, a ser nomeado como PDG Serviços, executará de maneira integrada as atividades de suporte ao negócio que a empresa praticava de forma segmentada, simplificando os processos e aumentando a produtividade. Serão reunidas neste centro as áreas de Contabilidade, Fiscal, Tesouraria, Contas a Pagar, Contas a Receber, Crédito de Pessoa Física, Núcleo Fiscal e de Verificação, Crédito Imobiliário, Registros e Operacional Imobiliário, Contratos, Administração, Recursos Humanos e Relacionamento com o Cliente de todas as unidades de negócio. Com essa iniciativa não só buscaremos aumentar a eficiência nos processos reduzindo as despesas administrativas, e aprimorando nosso nível de controles internos.


Ao que parece, alguém lá da diretoria realmente notou que os valores das ações decresceu, obras atrasaram demais, reclamações geram processos judiciais e ônus à serem pagos à clientes... Quem sabe este CSC seja impantando e traga resultados... até a Copa!



Abraços,

PDG Realty Relações com Investidores - Proposta da Administraçãohttp://ri.pdg.com.br/pdg2010/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=32536&conta=28&id_arquivo=214280

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